terça-feira, 15 de março de 2011

Construção do Tapete na técnica de Esmirna

       Queridas amigas, hoje vou mostrar a vocês  como fiz o tapete de Sofia e Otávio meus sobrinhos, que ficou um show no quartinho deles.
A cada trabalho meu eu vibro, pois sinto que as pessoas gostam e ficam surpresas com a paciência de colocar fio a fio, mas o resultado foi fantástico, demorei 1 mês para fazer mais valeu a pena,  vamos deixar de tro-lo-ló e mãos a obra.
Esta é a tela com que faço os tapetes, ela é comprada por metro em lojas de artesanatos em geral, tem 1,40m de largura, para a confecção do tapete a minha irmã pediu para que eu fizesse um tapete para ficar entre as duas camas, pois Sofia e Otávio dormem no mesmo quarto, então  comprei somente 1,0 m ficando um tapete de 1,0m x 1,4m.
                    

Você precisará comprar o kit para esmirna que é composto de uma agulha e 1 régua, onde  irá cortar as malhas  para que as mesmas fiquem todas do mesmo tamanho



Com essa técnica conseguimos fazer diversos efeitos nos tapetes, quando cortamos a malha ou lã curta temos o efeito de tapetes de "pelo curto", nesta foto a régua tem o dobro da largura da que vem no kit , ela foi adaptada para fazer um tapete de amarradinho, agora vai depender de você qual o tamanho da malha ou lã que você vai querer .

                                                                                                                                                                 



Foi com esta régua que fiz o tapete dos meus sobrinhos, a malha fica bem caida e tem o efeito de tapete spaguetti de lycra, como não encontrei lycra para fazer o tão querido tapete eu adaptei esta madeirite, na realidade é um pedaço de lambril que meu sogro tinha e ele cortou e deu o efeito que queria.
Em primeiro lugar, corte toda a malha que for precisar para fazer o tapete, elas são compradas em rolos de 1 kg cada, enrole na régua do tamanho desejado sem deixar que uma malha sobreponha sobre a outra, termine ela na posição que você começou, por exemplo se você começou enrolar  segurando a malha do lado de baixo ela necessáriamente precisará terminar no lado de baixo, depois de enrolar, corte tudo.
Para fazer esse tapete utilizei 1,3 kg de cada côr que foram 4 cores, azul turquesa, rosa cereja, verde limão e amarelo.Etapas da confecção do Tapete




Coloque a agulha no primeiro ponto da tela, suba com a ela como mostra a figura seguinte.



Pegue um pedaço de malha e passe pelo ponto da tela . No ponto seguinte pule uma casa ou 1 quadradinho, para colocar a segunda cor. 



Vá seguindo por carreira para não se perder, eu fiz cores intercaladas, mas use a sua criatividade para fazer a sua.
Na carreira de cima, você precisa pular duas casas ou 2 quadradinhos, note na figura, intercalando as cores, observe que a malha entrará no espaço deixado na carreira de baixo.


Se você for utilizar o mesmo método que eu, observe se nenhuma cor fica muito em cima da mesma côr, vá intercalando côr a côr, para o tapete ficar bem homogênio e não sobresair somente uma cor.

Então boa sorte com a confecção do seu tapete, a técnica é bem simples precisa somente de paciência e capricho.

Então o tão esperado momento,  o TAPETE PRONTO


Ficou lindo Amei e babei.
Estou parecendo aquelas mãe coruja de primeira viagem, o Tapete já no quartinho deles não podia ficar melhor, ficou genialllllll.



Lateral da cama da Sofia


Lateral da cama do Otávio




19 comentários:

  1. Muito lindo! Tem toda razão de ficar orgulhosa! Seus trabalahos são muito fofos, aodramos! Beijão da ANdrea e da Maki.
    http://andreaemaki.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Andréa Fico feliz pelo seu comentário, nós Artistas precisamos deles para valorizar nosso trabalho.

      Excluir
  2. adoreiiii!!!!lindissimo
    fique orgulhosa msm,eu devagar toh chegando lá!!!kkk
    bjus da andréa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Andréa muito obrigada pelo seu comentário nunca desista vá devagar e sempre bjs.

      Excluir
  3. estava procurando no google guirlandas e vim parar aqui...rsrsrs....adorei tudo que vi....você é apaixonada pelo que faz e isso é o que faz a diferença...todos são capazes de fazer,mas poucos conseguem colocar sazon no que faz...Parabens sua familia tem muita sorte de tê-la...eu queria ter uma tia...irmã...amiga... assim tão dedicada e bacana...beijos...um feliz natal um ano novo divino...enfim uma linda vida pra você...o nosso mundo anda tão pobrinho de qualidade até emociona tanta qualidade....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa isso é muito lindo desculpa de ter mandado somente agora mas meu blog estava meio parado porque fui estudar, trabalhar e se mãe kkkkk e não tive mais tempo de visualizar nada fiquei muito emocionada com tudo que disse, as vezes pensamos que as pessoas não veem o que fazemos e aquilo toma uma grande proporção em sua vida, costumo dizer para meu filhos que hj sou designer de interiores - Paisagista - Artista Plastica mas o que faz a diferença na nossa profissão é o que você terminou de fazer é disso que precisamos de pessoas assim como você que valorize o nosso trabalho , para termos mais vontade de ir em frente de lutar por aquilo que trabalhamos, mande o seu nome agora vou repaginar meu blog e estarei postando coisas novas. Ameeeeeeiiiiii vocêeeeeee - Apareça mais vezes para visitar e deixe recadinho bjs fique com Deus você é iluminada por ele.

      Excluir
  4. Maravilhoso seu trabalho!! Vc pode me informar onde posso comprar o fio de lycra, já procurei mais não encontrei. Obrigada! meu e-mail geaneribeiro@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Geane obrigada pelo elogio, o fio de lycra não encontrei também para comprar fiz com malha mas você precisa cortar bem fininha para dar esse resultado.

      Excluir
  5. Olá! Onde compro a lycra espaguete para fazer o tapete?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá esse tapete fiz com malha fica bem parecido com a lycra porque também não encontrei a lycra para confeccionar o tapete.

      Excluir
  6. Amei vou tentar fazer um assim pra mim..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Silvana fico feliz de ter gostado, tenta fazer porque é bem simples mas trabalhoso, o resultado depois de pronto é fantático bjs

      Excluir
  7. Oi gostaria de saber, como emendar duas telas para fazer um tapete maior?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, essas telas são vendidas em lojas de artesanato por metro e você compra a quantidade que desejar mas se teu tapete passar de 1,40m que é a largura do tecido você vai precisar fazer uma emenda, mas quanto a isso sem problemas, muito obrigada pelo seu comentário.

      Excluir
  8. Olá, adorei o seu trabalho! Já comprei o meu kit no site www.jujubiartes.com.br para tentar fazer o meu tapete.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fiquei bem feliz de receber seu comentário, agora é só colocar em prática mande fotos do seu trabalho depois de pronto.

      Excluir
  9. onde encontro o fio na minha sidade não tem

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Doralice fico muito feliz de poder responder sua mensagem você encontra essa malha em lojas de artesanato é vendido em rolo de 1 quilo, mas como a malha vem grossa e eu prefiro ela mais fina dai corto todo o rolo ao meio.

      Excluir
  10. Oi Doralice Estes fios você encontra em lojas de artesanatos são vendidos em rolos de 1 quilo mas como a malha vem grossa e eu acho que fica mais bonito mais os fios mais finos então eu corto todo o rolo ao meio dá muito trabalho mais o resultado fica bem legal.

    ResponderExcluir