terça-feira, 15 de março de 2011

Construção do Tapete na técnica de Esmirna

       Queridas amigas, hoje vou mostrar a vocês  como fiz o tapete de Sofia e Otávio meus sobrinhos, que ficou um show no quartinho deles.
A cada trabalho meu eu vibro, pois sinto que as pessoas gostam e ficam surpresas com a paciência de colocar fio a fio, mas o resultado foi fantástico, demorei 1 mês para fazer mais valeu a pena,  vamos deixar de tro-lo-ló e mãos a obra.
Esta é a tela com que faço os tapetes, ela é comprada por metro em lojas de artesanatos em geral, tem 1,40m de largura, para a confecção do tapete a minha irmã pediu para que eu fizesse um tapete para ficar entre as duas camas, pois Sofia e Otávio dormem no mesmo quarto, então  comprei somente 1,0 m ficando um tapete de 1,0m x 1,4m.
                    

Você precisará comprar o kit para esmirna que é composto de uma agulha e 1 régua, onde  irá cortar as malhas  para que as mesmas fiquem todas do mesmo tamanho



Com essa técnica conseguimos fazer diversos efeitos nos tapetes, quando cortamos a malha ou lã curta temos o efeito de tapetes de "pelo curto", nesta foto a régua tem o dobro da largura da que vem no kit , ela foi adaptada para fazer um tapete de amarradinho, agora vai depender de você qual o tamanho da malha ou lã que você vai querer .

                                                                                                                                                                 



Foi com esta régua que fiz o tapete dos meus sobrinhos, a malha fica bem caida e tem o efeito de tapete spaguetti de lycra, como não encontrei lycra para fazer o tão querido tapete eu adaptei esta madeirite, na realidade é um pedaço de lambril que meu sogro tinha e ele cortou e deu o efeito que queria.
Em primeiro lugar, corte toda a malha que for precisar para fazer o tapete, elas são compradas em rolos de 1 kg cada, enrole na régua do tamanho desejado sem deixar que uma malha sobreponha sobre a outra, termine ela na posição que você começou, por exemplo se você começou enrolar  segurando a malha do lado de baixo ela necessáriamente precisará terminar no lado de baixo, depois de enrolar, corte tudo.
Para fazer esse tapete utilizei 1,3 kg de cada côr que foram 4 cores, azul turquesa, rosa cereja, verde limão e amarelo.Etapas da confecção do Tapete




Coloque a agulha no primeiro ponto da tela, suba com a ela como mostra a figura seguinte.



Pegue um pedaço de malha e passe pelo ponto da tela . No ponto seguinte pule uma casa ou 1 quadradinho, para colocar a segunda cor. 



Vá seguindo por carreira para não se perder, eu fiz cores intercaladas, mas use a sua criatividade para fazer a sua.
Na carreira de cima, você precisa pular duas casas ou 2 quadradinhos, note na figura, intercalando as cores, observe que a malha entrará no espaço deixado na carreira de baixo.


Se você for utilizar o mesmo método que eu, observe se nenhuma cor fica muito em cima da mesma côr, vá intercalando côr a côr, para o tapete ficar bem homogênio e não sobresair somente uma cor.

Então boa sorte com a confecção do seu tapete, a técnica é bem simples precisa somente de paciência e capricho.

Então o tão esperado momento,  o TAPETE PRONTO


Ficou lindo Amei e babei.
Estou parecendo aquelas mãe coruja de primeira viagem, o Tapete já no quartinho deles não podia ficar melhor, ficou genialllllll.



Lateral da cama da Sofia


Lateral da cama do Otávio